economia-wtc-world-trade-center-ny-20131108-01-size-598

Novo World Trade Center é o prédio mais alto das Américas

20 janeiro 2014

Grupo internacional de arquitetos decidiu que estrutura desbancou título de torre de Chicago

economia-wtc-world-trade-center-ny-20131108-01-size-598

 

A torre do novo World Trade Center, em Nova York, tirou oficialmente o posto de maior prédio dos Estados Unidos da Willis Tower (conhecida por Sears Tower até 2009), localizada em Chicago —  o que significa, por consequência, ser o mais alto de todo o continente americano,. O anúncio foi feito nesta terça-feira, quando um grupo internacional de arquitetos afirmou que a estrutura em formato de agulha no topo da construção pode ser contada para medir a altura total do prédio.

ponto mais alto do One World Trade Center, como o prédio foi batizado, tem 541 metros de altura (1.776 pés), medida estrategicamente pensada para simbolizar o ano de fundação dos Estados Unidos.

De acordo com o Comitê de Altura do Conselho para Grandes Edifícios e Habitat Urbano (CTBUH, na sigla em inglês), o topo da torre não é apenas uma antena, mas parte do One World Trade Center, também é conhecido por Freedom Tower (Torre da Liberdade), que tem 104 andares. Com 124 metros de comprimento, a agulha foi bem além do necessário para desbancar a torre de Chicago, que tem 442 metros e 108 andares. O CTBUH é uma organização sem fins lucrativos baseada no estado americano de Illinois que classifica grandes estruturas arquitetônicas.

Curiosamente, a Sears Tower havia sido a responsável por desbancar o antigo World Trade Center do posto de prédio mais alto do mundo em 1974 – a Sears acabaria perdendo o título no final dos anos 90. Agora, o novo World Trade Center recuperou do seu rival de Chicago pelo menos o título de prédio mais alto do continente americano.

A construção mais alta do mundo atualmente é o edifício Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros. Após a decisão desta terça-feira, o prédio nova-iorquino ocupa a terceira posição no ranking mundial, enquanto a torre de Chicago cai para o décimo lugar da lista.

Além da disputa de recordes, o One World Trade Center possui um monumento em homenagem aos mortos nos atentados de 11 de setembro de 2001, quando as Torres Gêmeas do WTC foram atingidas por aviões pilotados por extremistas islâmicos.

 

Noticia retirada do site:

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/novo-world-trade-center-e-o-predio-mais-alto-dos-eua–2